Quando pensamos em projetos arquitetônicos, algumas tendências parecem se manter no topo, mesmo que passem os anos e mudem as preferências das pessoas. Uma dessas tendências que não saem de moda – e se adaptam bem aos mais diversos ambientes – é o uso de teto de vidro.
Tetos de vidros têm inúmeras vantagens, tanto estéticas quanto em relação a outras funções, como aumentar a luminosidade do espaço e diminuir gastos com eletricidade. No entanto, para lograr o efeito desejado sem colocar em risco os móveis e objetos internos, e nem mesmo a saúde das pessoas que vivem ou trabalham nesses espaços, opta-se pelas películas.
Você sabe como funcionam as películas para tetos de vidros? Conhece os tipos de insulfilm para esse material? Fique por dentro de todas as informações neste artigo e tire as suas dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?
Por que instalar películas em tetos de vidro?
Quando imaginamos o projeto arquitetônico ideal para a nossa casa ou escritório (ou outro tipo de imóvel), queremos o melhor para a nossa família e para todas as pessoas que frequentarem esse ambiente, não é?
Por essa razão, passamos muito tempo pensando nos aspectos estéticos, criando designs que representam as nossas preferências e consigam nos proporcionar um lugar que atenda às expectativas (que costumam ser altas).
Para que um ambiente consiga, de fato, realizar todos esses desejos, é indispensável que três fatores estejam presentes: o conforto, a beleza e a segurança. Pensando nisso, as películas são ideais para implementar projetos com tetos de vidros, possibilitando que eles sejam, de fato, seguros, confortáveis e bonitos.
Só assim, com o equilíbrio entre esses três determinantes fatores, será possível concluir o projeto de forma satisfatória, que agrade – a curto e a longo prazo – a todos os que frequentam esse ambiente.
Como as películas influenciam na segurança, na beleza e no conforto de um ambiente com teto de vidro? Bem, as películas propiciam tudo isso graças a três vantagens principais que oferecem. Vejamos quais são elas:
– Equilíbrio térmico
Um dos principais receios de quem está na dúvida sobre optar ou não por tetos de vidro é quanto à temperatura. Os vidros, quando estão sem a instalação de películas, acabam proporcionando um ambiente com pouco conforto térmico, já que as temperaturas no interior do ambiente costumam subir.
O que as películas fazem? Elas conseguem reter a entrada desse calor, sem interferir na luminosidade do espaço. Com isso, o efeito luminoso buscado pelas pessoas que querem ter teto de vidro em seus imóveis não se perde e, ainda, ganha-se a vantagem de não sofrer com aumentos de temperaturas, principalmente em determinadas horas do dia.
Sendo assim, o uso de alguns aparatos eletrônicos, como ventiladores e ar-condicionado, acaba sendo menor.
– Proteção contra raios UV
Se o desequilíbrio térmico já preocupa, a exposição aos raios solares requer uma atenção ainda maior. Os tetos de vidro não oferecem segurança suficiente quanto à exposição de raios UV.
Sabendo que essa exposição pode causar sérios problemas de saúde, é indispensável saber também que as películas conseguem diminuir consideravelmente a entrada dos raios UV, oferecendo um ambiente claro, fresco e, sobretudo, seguro.
Além de tudo isso, as películas também atuam nos cuidados com móveis e objetos decorativos, como quadros e tapetes, já que a exposição aos raios solares pode degradar esses objetos.
– Privacidade e efeito estético
Dependendo do modelo de película escolhido para o teto de vidro, pode-se conseguir diferentes efeitos estéticos e zelar pela privacidade no interior do ambiente.
Muitas vezes, as películas são parte do planejamento arquitetônico e desempenham uma função estética bem definida, gerando um efeito desejado pelo proprietário em relação ao uso do seu espaço: seja pessoal ou mesmo para fins comerciais, como em escritórios ou agências, por exemplo.
Ou seja: as películas compõem a estética do espaço, dando um efeito desejado pelo cliente.
Como são feitas as películas para tetos de vidro?
As películas para vidro, embora relativamente finas, são produzidas com tecnologias modernas e altamente eficazes. Os tipos de películas para teto podem variar de modelo a modelo, mas, geralmente, são produzidas com filmes de poliéster com qualidade óptica. Esses filmes são tratados, revestidos e laminados. A metalização é feita a vácuo e há pigmentação.
As películas para tetos de vidros precisam ser muito resistentes, por isso, podem ser feitas com adesivos especiais somados a revestimentos resistentes a arranhões e outras intempéries que podem acontecer eventualmente no ambiente.
Como e onde contratar um serviço de aplicação de películas para tetos de vidro?
Os efeitos da instalação de películas em tetos de vidro dependem de alguns fatores, como a eficácia na hora de aplicar as películas e a marca escolhida para prestar esse serviço.
A aplicação é determinante também na vida útil dessas películas: quanto mais sério é o serviço de instalação (e melhores as tecnologias utilizadas na fabricação da película), maior será a sua vida útil.