O melhor tipo de película para cada ambiente

Se você chegou até aqui, é porque já sabe das muitas vantagens que as películas arquitetônicas podem trazer ao seu ambiente, correto? Proteger contra a entrada de raios ultravioleta, contribuir para o equilíbrio térmico e aumentar a privacidade do espaço são apenas algumas delas.

Quem já está ciente dessas múltiplas funções e já tomou a decisão de instalar películas em casa ou no escritório pode, ainda, ter uma dificuldade: escolher o melhor tipo de película segundo as características do ambiente onde serão instaladas!

Neste artigo, separamos algumas dicas para que você possa decidir o melhor tipo de película para o seu espaço! Boa leitura!

Entenda os principais tipos de películas e suas funções

O primeiro passo antes de decidir uma película para o seu ambiente é conhecer os diferentes tipos disponíveis no mercado e compreender quais funções desempenham. Assim sendo, vejamos alguns deles:

– Decorativas: Películas decorativas são fabricadas com uma tecnologia chamada de 2M White Matte Jateado, que pode ser tanto o tradicional Blackout quanto o White-out. Restringem significativamente a entrada de luz e, por também serem de alta performance, bloqueiam a entrada de raios UV.

O que você obterá: películas com forte pigmentação – totalmente negras ou totalmente brancas – que impedem a entrada de luz solar.

Ideais para: fachadas de lojas, guaritas, consultórios, bancos, box de banheiros e até mesmo espaços que serão utilizados para projeções de vídeo.

­- Películas transparentes: Ao contrário das decorativas, as películas transparentes (como o nome já diz) não impactam na estética do ambiente, justamente pelo grau de transparência que possuem. Mesmo sendo transparentes, elas atuam de forma muito eficaz no controle da entrada de raios UV e de calor, sem interferir, contudo, na transmissão de luz visível. São as películas espectro-seletivas, muito buscadas para ambientes.

O que você obterá: um espaço protegido contra raios UV, equilibrado termicamente e, ao mesmo tempo, com a mesma claridade que antes.

Ideais para: salas, jardins, escritórios e outros ambientes nos quais a entrada de luz não pode ser comprometida.

– Películas refletivas: Se você quer privacidade para o seu espaço, mas sem perder a entrada de luz (como no uso de cortinas ou de películas blackout), esse tipo é o ideal. Como ele funciona? Essas películas impedem que, externamente, se possa ver o interior do ambiente, mas de uma forma que, do interior, a vista externa continue a mesma. Dependendo do modelo, a vista não é prejudicada, inclusive em períodos noturnos.

O que você terá: um ambiente livre do olhar externo, mas com a mesma entrada de luz. O calor também é controlado.

Ideais para: guaritas ou mesmo cômodos da casa nos quais se deseja dar mais privacidade, como quartos ou banheiros, por exemplo.

– Películas para projetos verdes: Os projetos green, com certificação LEAD, que preveem o menor impacto socioambiental possível, utilizam um tipo de película que tem carbono e cerâmica em sua composição. A presença desses dois componentes possibilita um ambiente fresco, com ótima proteção para móveis, carpetes, obras de arte e outros objetos que poderiam se desgastar com a exposição solar.

O que você terá: um espaço fresco e protegido contra raios UV.

Ideais para: projetos green ou quaisquer outros tipos de projetos arquitetônicos.

– Película de espelho cromado: Prédios com aparência prateada geralmente estão equipados com esse tipo de película, que oferece 99% de bloqueio da entrada de raios UV e uma forte atuação no controle de calor. Construídas por um processo de metalização a vapor, têm alumínio em sua composição, o que dá essa aparência prateada/espelhada.

O que você terá: um controle muito eficaz da entrada de calor e de raios UV, além de uma superfície externa com aparência espelhada.

Ideais para: prédios e locais comerciais.

– Películas automotivas: Como o nome já diz, são películas desenvolvidas especialmente para veículos, que têm algumas especificidades quando comparados a outros ambientes. Esse tipo de película, além de considerar que a exposição à qual estão submetidos os veículos, também devem considerar as normas de trânsito vigentes no país, que definem os níveis de transparência para cada vidro do automóvel.

O que você terá: um veículo com proteção contra raios UV e com vidros mais resistentes a estilhaçamentos.

Ideais para: veículos.

 

Esses são apenas alguns dos muitos tipos de películas disponíveis no mercado hoje em dia. Para decidir qual é o melhor para o seu ambiente, você deve se perguntar qual é ou quais são suas intenções principais ao fazer essa instalação.

Por exemplo: se o seu objetivo é bloquear a entrada de luz visível, as películas blackout serão as ideias para você. Se, por outro lado, o seu desejo é se proteger contra raios UV e equilibrar a temperatura interna, mas sem perder a luz natural do seu espaço, as transparentes são melhores opções.